A Ciência Por Trás dos Fenômenos

A Ciência Estabelece: "Não é Possível Ver Sem os Olhos"

As pessoas geralmente não pensam em atos comportamentais naturais, como respiração ou digestão, como processos totalmente "automáticos" e internamente "integrados". Mesmo se pensarmos sobre eles, não podemos pará-los ou alterá-los permanentemente. Caminhar, nadar, andar de bicicleta ou dirigir um carro são outros exemplos de processos biomecânicos muito complexos, que também utilizam múltiplas coordenações sensoriais e motoras, mas que os aprendemos cedo em nossas vidas; realizando-os também de forma quase natural (sem pensar em cada componente), de forma rápida e com grande precisão e eficiência.

O professor francês de filosofia Louis Henri Farigoule (1885 - 1972), que ficou conhecido como escritor sob o pseudônimo Jules Romains, escreveu mais de 100 páginas sobre o assunto Vendo Sem os Olhos em 1919. Ele conhecia pessoas hipnotizadas e sonâmbulos que podiam se movimentar sem problemas.

Em sua busca por uma explicação para esse fenômeno, ele descobriu fotorreceptores na glândula pineal, que ele acreditava estarem envolvidos de alguma forma em ver sem os olhos. Hoje sabe-se pela ciência que a glândula Pineal possui células fotossensíveis em sua composição. Ele foi homenageado por sua pesquisa em um congresso oftalmológico em Edimburgo em 1927. Ele até teve a declaração autenticada de que as pessoas poderiam aprender a ver novamente, com a ajuda de seu método, e assim surgiu a primeira utilização  cientifica da Visão Direta.

PENSE NISTO!

Recente Validação Científica na Itália - Universidade de Bari

O presente trabalho do Instituto Intuir, a Inteligência Intuitiva Adaptativa, o Poder da Intuição, fornece meios e cursos para treinar eficientemente o cérebro, para realizar novas tarefas, perceber e utilizar novas informações "automaticamente", usando um novo canal de detecção não especifica, a Intuição. É constatado por técnicas avançadas de imagiologia cerebral, que a Visão Direta resulta numa forte ativação em áreas do córtex visual primário, quando ativada. 

Isto significa que, após o treinamento, o cérebro de uma pessoa cega ou 100% vendada, com uma venda tecnológica de alta qualidade, começa a usar a parte analítica mais sofisticada do córtex para analisar as informações exibidas durante as tarefas visuais. Antes dos treinamentos da Visão Direta, contempla-se que estas áreas não estavam ativas.

A ativação de recursos analíticos normais (por exemplo, a parte "visual" do cérebro) em resposta à estimulação sensorial artificial se torna "automática", na medida em que não depende da utilização dos olhos para direcionar a informação para o córtex visual primário, pode ser Ativada e Desativada a qualquer momento por um cérebro treinado, mesmo sem a utilização de uma venda ocular. Pressupõe-se que, após a sua ativação plena e irrestrita, em níveis avançados, acrescido dos Treinamentos do Equilíbrio Coerente, seja possível utilizar-se o cérebro em sua plenitude.

O Equilíbrio Coerente

O Instituto Intuir oferece uma combinação única de técnicas baseadas na ciência, tecnologia de coerência, programas de aprendizagem e profissionais certificados e úteis.

Conjunto de Habilidades e Tecnologia de Coerência

Meça e melhore sua Coerência Cardíaca e participe de experiências de aprendizagem lideradas por especialistas.

Trabalhe com um Profissional Coerente

Quer uma experiência mais personalizada e aprofundada? Aprenda com um treinador/mentor, um profissional certificado pelo Instituto Intuir de Bertioga.

Obtenha a Certificação, Mude o Mundo

Junte-se aos mentores, treinadores, terapeutas, médicos e gerentes certificados, para usar o Equilíbrio Coerente com seus clientes, pacientes e colaboradores.

Como começar? Sugerimos começar com o Sensor de Coerência, que inclui o novo aplicativo Coherent Heart Trainer. Isto lhe dará as técnicas para mudar seu estado emocional, a tecnologia para medir e refinar a mudança em tempo real e uma compreensão dessa nova ciência para ajudá-lo a reativar esse estado sempre que precisar.

Biofeedback Assessorado por Aplicativo e Sensor

O Equilíbrio Coerente

O Equilíbrio proporcionado pelo Treinamento Coerente quando em conjunto com a ativação da Visão Direta permite o desenvolvimento de pessoas mais inteligentes, alegres, pacíficas, confiantes e Intuitivas, o Poder da Intuição, com maior segurança, maior poder de decisão e assertividade profissional. 

Aprenda a elevar seu estado emocional no momento necessário, e a tomar consciência e liberar o estresse acumulado para se sentir melhor e pensar com mais clareza!

O treinamento com apoio de Aplicativo e Sensor cardíaco apropriado, também disponível em nossa loja, usa Biofeedback de Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), para ajudá-lo a atingir um estado saudável e de alto desempenho chamado "Equilíbrio Coerente", com auxílio do sensor e aplicativo que balanceia sua mente e emoções. Isso ajuda a prevenir o estresse e clareia seu pensamento, para escolhas mais eficazes e assertivas, em todas as áreas da sua vida pessoal e profissional. Quando em conjunto com a Visão Direta ativada o Poder da Intuição aflora, podendo, e devendo, então ser utilizado em todas as decisões pessoais e corporativas importantes.

Estudos realizados com mais de 14.000 pessoas mostraram melhorias no bem-estar mental e emocional, em apenas 6 a 9 semanas.

Do Estresse à Coerência


O estresse acumulado costuma ser a causa subjacente de desafios comuns, como ansiedade, raiva, depressão, falta de sono, falta de concentração e foco, doenças e muito mais, atrapalhando a sua vida pessoal e profissional, impedindo decisões eficientes e assertivas e atrapalhando o seu desenvolvimento.

Ativar a coerência ajuda a prevenir e aliviar o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo que equilibra sua energia mental e emocional – isso conecta você com seus potenciais criativos mais elevados, com a Natureza e com os indivíduos ao seu redor, permitindo a sua evolução pessoal e profissional.

Orientação Diária Personalizada

Para longevidade e desempenho ao longo da vida

  • Domine Seu Estresse

  • Recupere-se Mais Rápido

  • Evite Doenças

  • Mantenha-se em Equilíbrio Coerente

Intervenções guiadas para o Equilíbrio Coerente melhoram a saúde e o condicionamento físico

Medindo o VFC  &  Coerência

Nossa frequência cardíaca está sempre mudando, criando um padrão. Esses padrões de ritmo cardíaco, também chamados de "variabilidade da frequência cardíaca" (VFC), são uma janela poderosa para a nossa saúde e bem-estar emocional.

Sentindo-se Estressado

Quando estamos fora de sincronia (estressados, frustrados, ansiosos, etc.), nossos padrões de ritmo cardíaco, medidos pelo Aplicativo e Sensor Específico (tipo não-metrônomo) ficam irregulares e caóticos.

Equilíbrio Cardíaco Coerente

Quando estamos em Equilíbrio Coerente (compostos, tranquilos, respirando corretamente, gratos, etc.), nossos padrões de ritmo cardíaco parecem ondas senoidais suaves, no mesmo Aplicativo.

Podemos Aprender a Mudar Nossos Padrões de Ritmo Cardíaco, Para Mudar a Forma Como Nos Sentimos e Atuamos.

O aplicativo INTUIR traduz seus padrões de ritmo cardíaco em uma pontuação de coerência em tempo real que você usará para aumentar a coerência cardíaca.

O Início da Coerência

O Dr. Armour, em 1991, descobriu que o coração tem seu "pequeno cérebro" ou "sistema nervoso cardíaco intrínseco". Este "cérebro do coração" é composto por aproximadamente 40.000 neurônios, que são semelhantes aos neurônios do cérebro, o que significa que o coração tem seu próprio sistema nervoso. Além disso, descobriu-se o coração se comunica com o cérebro de vários métodos: neurologicamente, bioquimicamente, biofisicamente e energeticamente. (NIH - National Library of Medicine). Certamente você já ouviu relatos de pessoas que transplantaram o coração, dizendo que começaram a ter lembranças de acontecimentos e imagens que não eram suas. Em posterior investigação, decobriu-se que eram acontecimentos da vida do seu doador, somente a Coerência explica isto!

Mais recentemente, os cientistas descobriram o SNE - Sistema Nervoso Entérico, que regula o nosso intestino, e que passou a ser frequentemente chamado de "Segundo Cérebro" do corpo.

Embora não possa compor poesia ou resolver equações, esta extensa rede utiliza os mesmos produtos químicos e células do cérebro para nos ajudar a digerir e alertar o cérebro quando algo está errado. O intestino e o cérebro estão em constante comunicação. 

"Há uma imensa interferência entre esses dois grandes centros nervosos", diz Braden Kuo, MD, MMSc '04, co-diretor executivo do Centro de Saúde Neurointestinal do Massachusetts General Hospital (MGH) e professor assistente de medicina na Harvard Medical School. "Essa conversa afeta a forma como sentimos e percebemos os sintomas gastrointestinais (GI) e impacta a nossa Qualidade de Vida."

Normalmente, quando vemos algo saboroso, o cérebro sinaliza ao intestino para se preparar para a comida que chega. Quando nos sentimos ansiosos ou estressados, podemos sentir dores abdominais, diarréia, náusea ou "frio na barriga". As mensagens também viajam do intestino para o cérebro. Isso ajuda a explicar por que, quando comemos algo que nos deixa doentes, evitamos instintivamente a comida e até mesmo o local onde a encontramos.

Os Sistemas Placebo e Nocebo

Outro exemplo do conceito de plasticidade cerebral é demonstrado pela relação entre depressão emocional e dor crónica. Aqui, a barragem constante de estímulos dolorosos ao cérebro causa essencialmente uma religação das vias químicas do cérebro, que tentam amortecer os sinais de dor que chegam. 

Infelizmente, o sistema usado para suprimir a dor, se funcionar por tempo suficiente, abre o caminho para a depressão emocional. Existem recursos de cura dentro do cérebro que podem ser usados para reparar, ou ajudara reparar, o corpo físico ou seu estado emocional. O poder deste recurso mente-corpo é dramaticamente demonstrado pela comparação dos efeitos PLACEBO e NOCEBO. 

O efeito Placebo é normalmente definido como a resposta de cura iniciada por uma terapia falsa (por exemplo, pílula de açúcar) e é tão real nos indivíduos que recebem a terapia falsa quanto naqueles que recebem a terapia real. O efeito Nocebo é menos conhecido, mas é um pouco mais dramático em seu efeito prejudicial à saúde. Este efeito negativo para a saúde é observado num caso da vida real em que um indivíduo foi convencido pelo seu médico, ou outros, de que tinha uma doença fatal (por exemplo, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS), embora na verdade não tivesse uma infecção por HIV (o médico recebeu resultados trocados de exames de sangue). Com o passar do tempo, o paciente desenvolveu sinais físicos de AIDS. Felizmente, ele se mudou para uma nova cidade e teve que trocar de médico. O novo médico descobriu o erro e informou o paciente. Ele se recuperou espontaneamente. Há um conjunto crescente de evidências mostrando que a mente é capaz de mobilizar o sistema imunológico do corpo. Parece que esta mobilização é conseguida através da libertação de citocinas, através dos peptídeos que as formam.